Perguntas frequentes

  • Os playgroups são encontros de crianças e respectivas famílias ou cuidadores. O principal objetivo do playgroup é proporcionar oportunidades para as crianças interação positiva entre crianças e adultos.

    Os Playgroups Pureplay são um espaço pedagógico acolhedor criado para promover o desenvolvimento holístico através do bem-estar e da autoconfiança . Neste espaço de apoio, as crianças e os pais juntam-se para embarcar numa viagem transformadora. Através de brincadeiras intencionais, atividades criativas e experiências de aprendizagem interativas orientadas por facilitadores, os Palygroups Pureplay promovem o desenvolvimento holístico e com ritmos diferenciados para que todas as crianças cresçam felizes, confiantes e capazes.

  • Aprendizagem ativa: Envolve as crianças em atividades interativas que promovem o desenvolvimento de competências cognitivas, motoras e sociais.

    Bem-estar emocional: promove um ambiente acolhedor, incentivando a resiliência e o bem-estar emocional.

    Tentativa e erro: Permite que as crianças aprendam através da experimentação, desenvolvendo competências de resolução de problemas

    Empatia: Cultiva a empatia e as competências sociais através de interações positivas com os pares e adultos

    Conexão com os pais/cuidadores: Reforça os laços familiares e oferece um apoio emocional crucial para o desenvolvimento da criança

  • Roupa e calçado confortável e adequado às condições meteorológicas

    Chapéu

    Garrafa de água

    Mudas de roupa

    Protetor solar

    Impermeável

  • Temos um abrigo de madeira sempre acessível para um maior conforto, especialmente nos dias com condições meteorológicas mais extremas.

    No entanto, privilegiamos a brincadeira ao ar livre independentemente do clima.

    Se as condições mudam a nossa roupa e calçado devem acompanhar essas mudanças. Tal como diz o ditado nórdico: “não existe algo como mau tempo, mas sim roupa inadequada”

  • Queremos garantir que a experiência nos nossos playgroups seja harmoniosa e tranquila, apesar de sabermos que, por vezes, ocorrem imprevistos. Por essa razão, as atividades propostas começam depois das 10h30. Caso haja algum atraso, pedimos gentilmente que leve isso em consideração na sua chegada, salvaguardando sempre o bem-estar da criança.

  • Criamos uma área especialmente dedicada aos bebés e os seus cuidadores, equipada com tapetes, elementos naturais, brinquedos sensoriais e objetos temáticos adaptados. Cada uma das restantes áreas área é acompanhada por um espaço no chão, permitindo que os bebés também acedam e desfrutem plenamente desses espaços com a maior autonomia possível.

  • É certo que brincar ao ar livre contribui significativamente para o bem-estar e o desenvolvimento integral do bebé de várias formas, promovendo uma forte ligação com a natureza e contribuindo para o seu desenvolvimento:

    Promove o bem-estar emocional e a conexão:

    As brincadeiras ao ar livre promovem a contemplação e alegria, fomentando emoções positivas nos bebés. Sentir o sol na pele, ouvir o farfalhar das folhas ou observar os animais pode criar momentos de felicidade e contentamento. Além disso, o ambiente natural proporciona uma atmosfera calmante, reduzindo os níveis de stress e promovendo o bem-estar emocional. Estas experiências positivas ao ar livre contribuem para o sentimento de segurança do bebé e para a sua ligação com o mundo que o rodeia, lançando as bases para um desenvolvimento emocional saudável.

    Estimula o desenvolvimento físico:

    As brincadeiras ao ar livre incentivam os bebés a movimentarem-se e a explorarem. Gatinhar, alcançar objetos ou tentar manter-se em pé em superfícies irregulares contribuem para o desenvolvimento do equilíbrio, da coordenação e da força

    Apoia o desenvolvimento cognitivo:

    O ambiente exterior está repleto de estímulos que envolvem os sentidos do bebé. Observar a natureza, sentir diferentes texturas e explorar objetos naturais estimulam a sua curiosidade e o desenvolvimento cognitivo. Os bebés aprendem sobre causa e efeito, relações espaciais e permanência de objetos através da exploração ao ar livre

    Melhora o sono e a saúde em geral:

    A exposição à luz natural, especialmente de manhã, ajuda a regular o ciclo sono/vigília do bebé. Os bebés que passam tempo ao ar livre têm frequentemente melhores padrões de sono. O ar fresco e a luz solar fornecem vitamina D essencial, contribuindo para o fortalecimento da sua imunidade

    Promove o desenvolvimento social:

    As áreas de lazer ao ar livre, são oportunidades de interação entre bebés e os seus cuidadores, mas também, gradualmente, com outras crianças. As interações significativas e precoces promovem a autoestima, segurança e um sentimento de pertença contribuindo para o bem-estar emocional do bebé

  • Antes de iniciarmos uma proposta de cada atividade, convidamos todas as crianças e cuidadores a juntarem-se, indicando o momento de início. Entendemos que esse momento pode variar para cada criança, e estamos atentos a essas diferenças, assegurando uma abordagem sensível e respeitosa.

    É essencial para nós que as crianças participem nas nossas atividades de forma voluntária para que a experiência seja verdadeiramente positiva e enriquecedora para elas. Sabemos que cada criança tem interesses e disposições únicas; uma pode estar envolvida numa brincadeira, outra pode sentir-se insegura ou desconfortável em juntar-se a uma atividade orientada. Por essa razão fica a abertura para se juntarem-se o desejarem quando estiverem prontas.

    Partilhamos algumas formas de intervenção para pais/cuidadores:

    Exemplo 1:

    Se a criança estiver envolvida numa brincadeira, propor suspender a mesma de forma a voltar de seguida (neste caso garantir que os recursos/construções ficam guardados intactos até ao seu regresso. Se necessário peçam a um elemento da nossa equipa para vos ajudarem.

    Exemplo 2:

    Se uma criança estiver insegura poderá querer ficar a observar de longe. Os cuidadores podem juntar-se ao grupo ou à criança. É importante que a criança não seja pressionada ou julgada. Caso a criança se decida aproximar-se é importante reforçar essa aproximação com um gesto simples, como por exemplo um sorriso

    Exemplo 3:

    A criança só quer estar ao colo e/ou não quer participar ativamente na atividade. O colo poderá ser o lugar onde a criança se sente mais segura/confortável. O parente/cuidador poderá propor participar em conjunto com a criança ou apenas ele/a. A observação é uma forma de absorver, uma oportunidade para desconstruir e identificar emoções e até uma forma de aprender.

    Em cada sessão sessão os vão encontrar elementos relacionados com o tema nas diversas áreas e como tal se a criança não participar de forma ativa nesse momento existirão outras formas de usufruírem dos elementos diferenciados de sessão para sessão.

  • Sim! Todas as crianças são bem-vindas independentemente das suas características.

    O nosso espaço é preparado por áreas de interesse com materiais versáteis e com intencionalidade. Desta forma todas as crianças podem escolher tanto os materiais como os espaços que desejam explorar/utilizar

    O facto de não termos um horário/momento rígido providenciam oportunidades para interagir com cada criança de forma individualizada mas também para promover a interação entre diferentes crianças de uma forma natural e espontânea

    Antes da primeira participação fazemos uma recolha de dados detalhada sobre cada criança, nomeadamente possíveis acomodações necessárias ao espaço/dinâmica e/ ou interações